domingo, 24 de abril de 2011

Confronto Entre Ácidos e Bases

Não vá pensar que quando eu digo confronto eu quero dizer que existe ódio e guerra entre eles.Eu quero dizer que existe uma relação muito importante entre ácidos e bases.

De maneira prática, podemos dizer que as bases neutralizam os ácidos.

Então quer dizer que se eu misturar ácido clorídrico, que diga-se de passagem é um ácido forte, com sóda cáustica, que é uma base forte, eu não vou me machucar se derramar a mistura sobre mim?

SIM!!!!!

Vamos entender o porque disto:

Toda vez que um ácido reagem com uma base, ocorre uma reação de dupla troca, ou seja, um átomo da substância A irá literalmente "chutar" um átomo da substância B e fazer uma nova substância.

Para entender melhor, vejamos o esquema a seguir

AB + CD ===> CB + AD

Perceba que o átomo A trocou de lugar com C e vice - versa, tendo então duas trocas, uma reação de dupla troca

Entendeu??
Não?!?!?
Não tem problema, agora com os exemplos práticos voçês vão entender.

Escrevendo quimicamente o que citei no começo do post temos:


HCl + NaOH ===> NaCl + HOH

Ácido clorídrico com soda cáustica (hidróxido de sódio) dá cloreto de sódio com esta substância esquisita, HOH, QUE NADA MAIS É QUE H2O, entendeu? 2H? 1O?

Como voçê pode perceber, o sódio (Na) trocou com o hidrogêneo (H), formando sal de cozinha e água

As reaçoes de ácido e base são chamadas reações de salificação ou neutralização e seguem o seguinte padrão:

ÁCIDO + BASE ===> SAL + ÁGUA

E agora, vamos aos exercícios, no mesmo esquema de sempre

1)Preencha a tabela NOTANDO A REAÇÃO DO HCl, pois semana que vem vou falar dela

2 comentários: